Projeto Transnacional
Projeto transnacional
A Cáritas Diocesana e Viseu e a Cáritas de Linz (Áustria), submeteram uma candidatura a Fundos Europeus, sendo verbas que não estão afetadas ao novo quadro comunitário nacional, mas sim a linhas de financiamento diretamente de Bruxelas. O projeto se for aprovado, visa a intervenção com crianças em risco, muitas vítimas de maus tratos e principalmente crianças que sofrem de violência na família.
A sociedade ainda tem dificuldade em reconhecer diferentes formas de violência sobre as crianças e pretende-se também com este projeto melhorar as competências dos especialistas, visando também colmatar a falta de conhecimento e ferramentas para maximizar a efetividade do trabalho. Pretende-se também reforçar as parcerias com boas práticas internacionais, visto que a cooperação entre instituições muitas vezes não é operacionalizada.
Outra dimensão do projeto tem a ver com o aumento da escolaridade dentro da comunidade cigana, como mecanismo de inclusão social.
Este projeto se for aprovado envolverá, recursos humanos, equipamentos e viagens para encontros internacionais nos vários países que compõem o projeto.
Os elementos do projeto são: Cáritas Linz, Cáritas Diocesana de Viseu, Caritas Milano ( italia)
e Caritas Alba Iulia ( Roménia).