Início obra – Alojamento de emergência ou de transição (BNAUT)
A Cáritas Diocesana de Viseu no passado dia 14 de outubro de 2024, assinalou numa cerimónia simbólica, o início de obras do seu mais recente projeto de intervenção social, resultante de candidatura ao IHRU. Estiveram presentes vários representantes institucionais, salientando o Sr. Bispo de Viseu D. António Luciano, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, membros da direção vigente e seus antecessores, entre outros.
Trata-se de uma resposta de promoção de alojamento de emergência ou de transição, da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), no âmbito do investimento RE-C02-i02 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto contempla 4 habitações, com capacidade para alojar até 16 pessoas em situação de risco ou emergência. Este alojamento surge do diagnóstico de necessidades verificadas no concelho de Viseu, pelo que se perspetiva que seja uma resposta com carácter inovador. As habitações localizam-se com proximidade dos serviços essenciais como Hospital, escolas, Segurança Social, IEFP, entre outros serviços promotores dos percursos de autonomização dos indivíduos e/ou famílias.
No seu papel de agente social no acompanhamento e intervenção das realidades sociais emergentes, a Cáritas de Viseu visa alargar o seu campo de atuação, numa lógica de intervenção personalizada e sistemática de intervenção. Esta resposta habitacional permitirá proporcionar a melhoria das condições de vida e bem-estar que facilitem a aquisição ou o reforço de competência pessoais, sociais e profissionais, promotoras da inclusão social, dando resposta complementar às necessidades sentidas no terreno, numa perspetiva de modelo adaptável à multiplicidade das situações de exclusão ou vulnerabilidade social.