Comunidade de Práticas – Cáritas Europa
A Cáritas Diocesana de Viseu integra, desde 2022, uma Comunidade de Práticas (CoP) sobre a Inclusão das Comunidades Ciganas, promovida pela Cáritas Europa. Atualmente, constituem este Grupo a Cáritas Europa, a Cáritas da Flandres, a Cáritas da Sérvia, a Cáritas da Eslováquia, a Cáritas da República Checa, a Cáritas Diocesana de Viseu, a Cáritas da Hungria e a Cáritas Macedónia.
Trata-se de uma rede de trabalho com o propósito de reunir sinergias e boas práticas na intervenção com as pessoas ciganas e, igualmente, refletir sobre as questões e desafios que ainda se enfrentam. Procura contribuir para a promoção das comunidades Ciganas e para a sua inclusão pela Europa, através da rede Cáritas e de outras entidades relevantes. Além disso, este trabalho pretende informar e influenciar as políticas sociais nacionais e europeias que envolvem estas comunidades.
Após a realização de várias reuniões da CoP digitalmente, foi organizada uma Visita de Estudo à Eslováquia, entre os dias 29 e 31 de maio de 2023, com o objetivo de conhecer diferentes realidades sociais do país, nomeadamente, no que diz respeito às comunidades ciganas. Esta visita tinha, ainda, o propósito de estreitar ligações entre os elementos do Grupo, de modo a consolidar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Desta visita resultaram alguns artigos que refletem a análise das realidades visitadas.
A Cáritas Diocesana de Viseu, será a entidade anfitriã para a próxima visita de estudo a realizar em 2024, contando com o suporte da Cáritas Portuguesa. Serão visitadas diversas áreas de intervenção no âmbito do trabalho social efetuado com comunidades ciganas, em estreita articulação com a Cáritas Diocesana de Setúbal e de Viseu.