Dia Universal dos Direitos das Crianças.
Ontem, no dia 20 de novembro de 2024, marcou-se mais um ano em que se celebra o Dia Universal dos Direitos das Crianças.
(Direitos esses que permitem à criança ir à escola, ter acesso a cuidados de saúde, que a protejam e que garantam os cuidados básicos e necessários para o seu bom desenvolvimento. Para além disso, enquanto sociedade devemos garantir que as nossas crianças, um público mais vulnerável, possa viver livre de qualquer discriminação e preconceitos, independente do seu género, da sua etnia e cor, da sua religião, tal como proteger para que esta não sofra abusos físicos, psicológicos e sexuais.)
Assim, de forma a não deixar passar este dia em branco, decidimos realizar uma atividade com sete das crianças que frequentam o Centro Comunitário do Bairro Social de Paradinha. Visto ser um dia que lhes é dedicado, propusemos que, todos juntos, elaborássemos um bolo de chocolate. Enquanto estávamos a fazer o bolo refletimos, junto das crianças, e a importância de garantir os seus direitos. Por fim, desafiamos que cada uma escrevesse direitos que achavam essenciais para que depois fossem colocados em cima do bolo como forma de decoração.
A realização desta atividade de forma lúdica e dinâmica permitiu que as crianças participassem ativamente para a elaboração do bolo, promovendo, não só a criação de laços sociais, como também o empoderamento de competências essenciais para o desenvolvimento das crianças.
Todas as crianças têm uma voz.