2012: Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações
Cáritas Diocesana de Viseu e no contexto do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, desenvolveu no passado dia 11 de Janeiro através das acções do Centro Comunitário do Bairro Social de Paradinha, uma acção de Informação referente ao envelhecimento activo e estratégias direccionadas para as pessoas mais idosas, efectuando-se também um rastreio auditivo, verificando o estado de saúde a nível da audição dos mais idosos, abrangendo mais de 30 pessoas, do bairro social e das comunidades envolventes.
Estas iniciativas pretendem no contexto deste ano reforçar as problemáticas mais evidentes e que afectam as pessoas mais idosas, nomeadamente a dimensão da solidão, da saúde, da segurança, entre outras. A Cáritas Diocesana de Viseu, ao longo do ano vai desenvolver acções de informação/sensibilização, ateliers, e também dinâmicas intergeracionais, envolvendo crianças e jovens com as pessoas mais idosas. A próxima iniciativa do Centro Comunitário em articulação com os bombeiros, pretende efectuar um simulacro, envolvendo pessoas que tenham um acidente, nomeadamente doméstico, através de procedimentos e formas de agir perante uma situação de acidente.
O ano de 2012 celebra a nível Europeu, o “Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações”, tendo por objectivos sensibilizar os cidadãos para o desafio que representa o envelhecimento acelerado da população, promovendo um ambiente favorável ao envelhecimento e ao mesmo tempo encontrando novas soluções que permitam transformar o envelhecimento numa oportunidade.
Pretende-se que a sociedade tenha uma cultura de envelhecimento activo, significa isto criar melhores oportunidades para mulheres e homens mais velhos, podendo desempenhar os mesmos um papel importante na comunidade. Pretende-se também ajudar a combater a pobreza, a solidão, encorajar o voluntariado nas suas mais diversas formas e a participação activa na vida familiar e na sociedade e ao mesmo tempo incentivar o envelhecimento com dignidade. Isto implica lutar contra preconceitos e discriminações relacionadas com a idade. Manter a vitalidade dos mais idosos, respeitar a dignidade de todos, promover o seu envolvimento na sociedade, na vida familiar, associativa, religiosa e política, além da remoção das barreiras entre gerações são os principais objectivos do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.