Ação Social da Cáritas Diocesana de Viseu
No âmbito do seu plano Estratégico para o triénio 2014/2017 a Cáritas Diocesana de Viseu encontra-se a desenvolver algumas ações que visam reorganizar e melhor desempenhar a sua Ação Social na Diocese.
Na base da sua atuação está a exigência de apoio organizado às famílias carenciadas, tendo como principais objetivos: a promoção e a assistência em situações de emergência; o conhecimento dos problemas sociais no território da Diocese e a definição de estratégias de intervenção e apoio aos grupos paroquiais de ação social (…)
A Cáritas na sua ação social e caritativa prossegue com um dos seus objetivos principais: ajudar a resolver e a minimizar os problemas, as desigualdades e as injustiças sociais que envolvem a população mais desfavorecida.
De modo a atingir os mais nobres objetivos, a Cáritas Diocesana de Viseu está a iniciar um processo de análise por toda a Diocese, no contacto com os Párocos de todos os Arciprestados. Neste âmbito já foram contactados os Párocos dos Arciprestados de Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Penalva do Castelo e do Sátão. Esta análise, que se encontra ainda numa fase inicial, irá permitir uma maior dinamização e articulação na busca de respostas a nível de apoio social em cada Paróquia. Um dos objetivos primários desta ação tende a ir ao encontro de toda a população de modo a criar condições para garantir a inclusão, o voluntariado e a entreajuda, através da dinamização e criação de grupos de Ação Social, atores essenciais na promoção e implementação de medidas de apoios a famílias carenciadas.
A existência de grupos informais na Diocese vê-se como uma necessidade de apoio ao mais próximo a fim de providenciar maior e melhor alcance àqueles que mais sofrem neste panorama de pobreza crescente e muitas das vezes envergonhada. A Cáritas Diocesana de Viseu está atenta e procura chegar a todos os pedidos solicitados e também sair ao encontro de quem mais precisa numa altura em que o cenário socioeconómico aguarda por melhores dias.