Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social
No âmbito das Comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão social…
Colóquio “ Debater para Envolver – Direito a um Trabalho Digno
No âmbito das Comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão social, e no âmbito do Projecto “Debater para Envolver”, a Cáritas Diocesana de Viseu em articulação com Centro Distrital de Viseu da Segurança Social, promoveu um Encontro no dia 31 de Maio no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, visando uma reflexão sobre a problemática do emprego e desemprego, reflectindo sobre os mecanismos e estratégias no combate ao desemprego e na dimensão socioprofissional como factor fulcral de inclusão social.
A sessão foi presidida pelo Presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, José Fernando Pereira Borges, contando com a presença do Senhor Governador Civil de Viseu, o Director do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu e o Vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Viseu.
Participaram nos Trabalhos a Dra. Conceição Matos, vogal do IEFP, reflectindo sobre “ o direito a um trabalho digno”; a Dra. Joana Afonso sobre o “ Micro-Crédito” e o Dr. Samuel Barros reflectindo sobre o “ Empreendedorismo”
A Cáritas Diocesana de Viseu divulgou o seu projecto “ debater para envolver”, reforçado com a apresentação de um filme elaborado pela Cáritas, através da apresentação de boas práticas no âmbito do empreendedorismo e da criação do próprio emprego.
O evento contou com a presença de 90 pessoas, desde Técnicos, alunos e também pessoas em situação de desemprego, o que reforçou que é fundamental a participação dos indivíduos atingidos por estes fenómenos, e estimula-los para serem agentes activos e participativos no seu próprio processo de mudança.
Foi também difundida a mensagem que a pobreza e a exclusão social são prejudiciais ao desenvolvimento socioeconómico e á coesão social. Para finalizar foi referido a necessidade de melhorar os canais de comunicação e mediação entre os indivíduos em situação de vulnerabilidade e as Instituições, Entidades empregadoras e outras, de forma a promover a igualdade de oportunidades.