Ano Europeu Envelhecimento Ativo
A Cáritas Diocesana de Viseu, no âmbito, do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, realizou o Congresso Gerações Ativas, no dia 15 de Dezembro de 2012. Este congresso foi realizado em parceria com a Viseugest, Lda, empresa sedeada em Viseu, e que tem nos seus propósitos, princípios de responsabilidade social. O evento decorreu num ambiente inter-geracional, dirigido a um público diversificado, com a participação de atores importantes, pela experiência e vivência, patentes nos testemunhos partilhados com a assistência. Estiveram representados os diversos quadrantes da sociedade: civil, política e religiosa. Os temas abordados incidiram sobre as alterações demográficas que se vêm a verificar, não só em Portugal, mas também na Europa, com reflexos no desequilíbrio da sua estrutura. Este fator, aliado ao contexto político e económico em que vivemos, propõe-nos desafios a que urge dar resposta. A palavra “voluntariado” foi uma palavra-chave no decorrer deste congresso.
Pensou-se num modelo, que fosse transversal a toda a comunidade, independentemente da idade ou condição. Assim, depois da abertura da sessão, a cargo de Dom Ilídio Leandro, Bispo de Viseu e do Sr. José Fernando Borges, Presidente da Caritas Diocesana de Viseu, foi apresentado o Projeto “Gerações Ativas” pela Cáritas Diocesana de Viseu. Seguiu-se um momento musical protagonizado pelo Padre Vítor.
O tema “Envelhecer com Qualidade teve como oradores, o Dr. Eugénio da Fonseca, presidente da Caritas Portuguesa o Dr. José Augusto Pereira, Diretor da Universidade Sénior de Rotary de Viseu. Após um breve intervalo, deu-se início ao debate – Envelhecer com Qualidade, moderado pelo jornalista da RTP, Dr. Vítor Gonçalves e teve como intervenientes, Dom Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, o ator Sr. Ruy de Carvalho, Dr. Fernando Ruas, Presidente da Câmara de Viseu, Dr. Joaquim Seixas, Diretor do Centro Distrital de Viseu e Dr. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa.
Seguiu-se mais uma atuação musical, desta vez promovida pelo cantor Ricardo Azevedo, que antecedeu o encerramento da sessão, com a apresentação das conclusões, levado a efeito pelo Dr. Alfredo Moita, Consultor Sénior da Viseugest.
A qualidade da adesão foi muito boa e foram inscritas 460 pessoas e colaboraram na organização do evento cerca de 30 pessoas.
As ações promovidas visam dar ter continuidade no futuro.
Ficou patente na avaliação desta ação, o interesse da comunidade nestas matérias. As inscrições superaram as expectativas dos organizadores, com uma grande adesão da população, que levou a que tivessem ficado privados de assistir a este acontecimento algumas dezenas de pessoas, pese embora o facto de o auditório ter capacidade para 420 lugares. Estes dados dão-nos força e motivação para continuar, desde já, pensando no tema atual “Ano Europeu dos Cidadãos”, para que, com outros atores, eventualmente, outra metodologia, realizar algo, que, no momento presente ainda estará numa fase muito embrionária. De sublinhar a importância deste tema e a sua complementaridade com o tema anterior “Ano Europeu de Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações”.