Pastoral Social
Serviço Paroquial de Acção Social – Há cerca de 15 anos, a CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), através da Instrução Pastoral sobre a acção social da Igreja, de 23/11/1997, definia os seguintes objectivos para o Serviço Paroquial de Acção Social: – suscitar e fazer crescer, na paróquia, a dimensão social como exigência da vida da própria comunidade cristã; – assegurar o conhecimento e o atendimento dos problemas sócio-familiares da paróquia, sem qualquer discriminação; – articular as actividades das instituições e grupos de acção social da paróquia (In Serviços paroquiais de acção social, CEP, 2011, p. 12). Reparando bem, a paróquia está no centro das atenções. Nem podia ser de outro modo. De facto, isso já vinha acontecendo de há muitos anos a esta parte, na maior parte das dioceses de Portugal.
Já na década de 1980, lembramos a insistência nesta verdade, quando se pedia que em todas as paróquias fosse criado um grupo de acção social. E os Bispos fazem justiça às Caritas Diocesanas, quando afirmam: “As Caritas Diocesanas têm manifestado há decénios a sua disponibilidade para apoiar a criação, funcionamento e desenvolvimento qualificado de grupos paroquiais (de acção social))”(Idem, p. 14). Não sabemos se esta afirmação se verifica em todas as Caritas Diocesanas. Mas é, indubitavelmente, verdadeira em relação à Caritas Diocesana de Viseu. A Caritas e as Conferências de S. Vicente de Paulo, actualmente membros do Secretariado Diocesano, trouxeram consigo a preocupação e disponibilidade para apoiarem a formação qualificada de grupos sociais paroquiais. Basta, para tanto, serem solicitadas pelas Paróquias.
Pastoral Social no Arciprestado de Fornos de Algodres – Tem estado a decorrer em Fornos de Algodres um curso de Pastoral Social, extensivo a todas as paróquias do Arciprestado. A iniciativa, da Animadora Maria José Costa, com a concordância do Arcipreste e Párocos locais, Padres Abel Rodrigues e José Carlos Bento, está em marcha, com um razoável número de participantes. São 3 as áreas abrangidas: Doutrina Social da Igreja, Prática da Pastoral Social e Espiritualidade. O curso teve a 1.ª sessão em 6 de Março, estando presentes o Presidente do Secretariado Diocesano, Cónego Arménio Lourenço, e o Dr. Custódio Costa, também membro do Secretariado, como formador. Em 13 de Março, foi a 2.ª sessão. O curso vai continuar depois da Páscoa, de acordo com o programa previsto, adaptado aos condicionalismos locais. O grande objectivo é criar, se possível, um grupo de Pastoral Social em cada paróquia do Arciprestado ou, em caso de paróquias de pequena dimensão, uma equipa que dinamize e coordene esse sector da Pastoral em várias paróquias, que se unam para o efeito.
Secretariado Diocesano da Pastoral Social