Rastreio Escola Superior de Saúde
Rastreio da Escola Superior de Saúde de Viseu
No âmbito do protocolo entre a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu e a Cáritas Diocesana de Viseu, decorreu no passado dia 23 de Outubro no Centro Comunitário do Bairro social de Paradinha da Cáritas, um rastreio dinamizado pelas alunas do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu. Esta iniciativa visou um trabalho conjunto em prol das famílias e indivíduos social e economicamente mais desfavorecidos. Este rastreio dinamizado por alunas do curso de enfermagem, começou através da interação com o utente, envolvendo-o uma pequena conversa com o objetivo de se conhecer um pouco o seu historial clínico, depois procedia-se à sua pesagem e altura para definir o IMC – O índice de Massa corporal.
De seguida foi medida a tensão arterial e feita a análise da glicemia para ver os níveis de açúcar no sangue. Nesta iniciativa foram envolvidas mais de 50 pessoas do bairro social de diferentes faixas etárias e de diferentes etnias e sobretudo pessoas com dificuldades económicas, sociais e muitas em situação de exclusão. O trabalho desenvolvido pelas alunas tem uma vertente de avaliação dos parâmetros básicos de saúde e servindo ao mesmo tempo para sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção nos cuidados de saúde. O Centro Comunitário tem investido na área da Saúde Comunitária, continuando a apostar em ações de rastreio em articulação com entidades da área de Saúde e efetuar regularmente ações de Informação sobre diferentes temáticas importantes para as comunidades alvo de intervenção, nomeadamente sobre cuidados básicos de saúde com crianças, a higiene, entre outras. No dia 31 de Outubro as alunas também realizaram uma dinâmica no CATL, Centro de Atividades dos Tempos Livres na sede da Cáritas, envolvendo crianças e jovens dos 6 aos 14 anos e os colaboradores do CATL através da apresentação de Suportes básicos de apoio a crianças em situação de emergência médica através de um simulacro feito com os apoios das respetivas crianças.