SOLIDÁRIA desde 01 de Janeiro de 1977
A Cáritas Diocesana de Viseu, a ser Solidária desde 01 de Janeiro de 1977, no ano de 2015 continuou a encontrar grandes desafios e inúmeros problemas, sentidos pelas famílias. Neste contexto a Cáritas Diocesana de Viseu apoiou, no ano em curso e até 30 de Novembro, 2396 famílias a que correspondem 6843 pessoas, muitas em situação de emergência social, nomeadamente o pagamento de rendas em atraso, evitando o despejo das famílias, o apoio na medicação, óculos entre outros produtos e a ajuda em bens alimentares àquelas que têm dificuldade de acesso aos bens básicos para a sua sobrevivência. Para este efeito dinamizou várias iniciativas, como o Jantar Solidário, o Peditório da Semana Cáritas, Dez Milhões de Estrelas, a recolha de bens alimentares em várias superfícies comerciais, entre outras.
Por outro lado a Cáritas Diocesana de Viseu continuou a investir fortemente na promoção e desenvolvimento social, através das suas respostas sociais, o Centro Comunitário, a Equipa Multidisciplinar do RSI, o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, a Creche e o CATL, envolvendo crianças, jovens, famílias, minorias étnicas, imigrantes, em diferentes áreas como a Educação, a Formação, a procura de emprego, os tempos livres entre outras áreas de intervenção social. O Projeto “Escolhas Acertadas” que terminou ao fim de 3 anos, dinamizado nos bairros sociais da Balsa, 1º de Maio, Municipal e da Qta da Pomba, sendo estes os territórios urbanos de Viseu com vários problemas sociais e de forte exclusão. A Cáritas Diocesana de Viseu participará no ano de 2016 num Projeto Transnacional envolvendo a Cáritas Linz (Áustria), Caritas Milano (Itália) e Caritas Alba Iulia (Roménia). O projeto visa combater diferentes formas de violência sobre as crianças e melhorar as competências dos especialistas. Pretende-se também reforçar as parcerias com boas práticas internacionais, visto que a cooperação entre instituições muitas vezes não é operacionalizada. Outra dimensão do projeto tem a ver com o aumento da escolaridade dentro da comunidade cigana, como mecanismo de inclusão social. A Cáritas Diocesana de Viseu e após convite, foi a única Entidade Portuguesa presente na 5ª Feira Internacional das Parcerias em Viena de Áustria, envolvendo muitas Entidades de vários países para partilhar boas práticas, reforçar e criar novas redes de parceiros, visando construir redes fortes para a realização de projetos transnacionais. Participou também na PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, no âmbito das inúmeras iniciativas e estratégias a desenvolver para apoiar o flagelo da vaga de migração de refugiados e dada a complexidade que envolve esta temática, a Cáritas Diocesana de Viseu, vai participar nas várias estratégias para um melhor acolhimento e Integração de refugiados em Portugal, onde poderá dar o seu contributo, ser informado e perceber todas as dinâmicas e ações a realizar. Estes foram alguns exemplos de iniciativas em prol dos mais desfavorecidos e carenciados, tendo sido desenvolvidas muitas outras ações. O ano de 2016 vai continuar a ser um ano de enormes dificuldades e desafios e a Cáritas Diocesana de Viseu continuará com a sua rede de apoios, de solidariedade de entreajuda, no apoio contínuo a muitas famílias e indivíduos em situação de graves fragilidades económicas e sociais, criando condições para um caminho de maior Confiança e Esperança.
No próximo dia 13 de Janeiro, contamos, durante a tarde, com a visita do Senhor Presidente da Cáritas do Líbano, Padre Paul Karan.
Esperançados na ajuda da Construção de um Mundo Melhor, apresentamos a todos os nossos amigos, voluntários e benfeitores UM ANO NOVO FELIZ.