Visita de Estudo
Turma PIEF no Bairro Social de Paradinha
No âmbito do Programa de Apoio e Qualificação da Medida PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação (PAQPIEF) que promove a inclusão social de crianças e jovens mediante a criação de respostas integradas, designadamente socioeducativas e formativas de prevenção e combate ao abandono e insucesso escolares, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional dos jovens – a Cáritas Diocesana de Viseu, juntamente com o apoio pedagógico do Agrupamento de Escolas Viseu Sul acompanham e orientam, no Bairro Social de Paradinha, uma turma PIEF composta por 10 alunos de etnia cigana que se encontravam em situações de alguma fragilidade.
Com vista ao cumprimento das medidas existentes no programa desenvolvem-se inúmeras atividades que proporcionam, a estes jovens, um conjunto de diferentes vivências e experiências que contribuem positivamente para o seu crescimento e consolidação dos conhecimentos. Da mesma forma, permitem-lhes a experimentação de realidades distintas das vivenciadas no dia-a-dia, alargando os seus horizontes.
O trabalho desenvolvido em sala de aula passa pela abordagem, em articulação interdisciplinar, de temas de interesse que fomentem a participação ativa em contextos da atualidade.
Nesta perspetiva, o grupo turma, sob orientação técnico-pedagógica dos professores realizou, no dia 10 de abril, uma visita de estudo intitulada “do desperdício à utilidade”. Esta visita decorreu com a ida ao Planalto Beirão, ao percurso pedestre Rotas dos Moinhos e ao Parque Eólico do Caramulo, onde os alunos puderam vivenciar o contacto com a natureza, perceber a importância da sua preservação e compreender como utilizar os recursos naturais na produção de energias renováveis.
Durante esta visita, a turma foi ainda acompanhada por um grupo de professoras voluntárias, designado de TPC (Trabalho de Professores na Comunidade), que tinha proposto o desafio de se fazer uma recolha de imagens relacionadas com o ambiente, com o objetivo de se organizar uma exposição fotográfica sobre este tema.
Ainda no âmbito do ambiente, os alunos estão a desenvolver atividades com recurso à reutilização de vários materiais, nomeadamente o aproveitamento de garrafas pet (garrafas de plástico) para a construção de uma horta pedagógica, a reutilização de madeira para a elaboração de molduras e o reaproveitamento de cápsulas de café para a criação de bijuteria e acessórios.
Os profissionais envolvidos neste projeto reconhecem os benefícios que as medidas preconizadas têm junto dos jovens e das suas famílias, razão pela qual se empenham na dinamização e manutenção deste tipo de iniciativas.