A Cáritas Diocesana de Viseu é uma instituição oficial da Igreja Católica, destinada à promoção e exercício da ação social na Diocese – Pastoral Social. Foi ereta canonicamente pelo Ordinário da Diocese mediante aprovação dos seus Estatutos e goza de personalidade jurídica no foro eclesiástico e no foro civil. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, nos termos do nº 1 do Artigo 1º do Estatuto das IPSS, registada em 29-10-1984 na Direção Geral da Ação Social sob o nº 69/84, a fls. 93 verso e 94 sob o nº 70/84, do Livro nº 2 das Fundações de Solidariedade Social, sendo reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.
Pretende minimizar os problemas, desigualdades e injustiças sociais das pessoas mais vulneráveis, em situação de pobreza e exclusão social.
Sempre numa dinâmica atenta entre as diversas respostas da instituição e as problemáticas apresentadas pelas pessoas e, consequentemente, as suas famílias, permite um crescimento sustentado de ambas as partes (indivíduo/instituição). Uma maneira de ser e estar que nos permite antecipar a necessidade e prever a sua resolução, contando com os recursos internos da instituição, assim como toda a rede de parceiros.
A Cáritas Diocesana de Viseu é:
- filiada na União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS);
- membro da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal – EAPN;
- parceira da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados;
- membro do Conselho Municipal de Segurança – Centro Distrital de Operações de Emergência da Proteção Civil de Viseu;
- membro do CLAS Viseu – Conselho Local de Ação Social de Viseu e parte integrante do seu núcleo executivo;
- parceira do NLI – Núcleo Local de Inserção de Viseu – Centro Distrital de Viseu – Instituto da Segurança Social.
De acordo com o seu atual contexto a Cáritas, na sua ação social e caritativa, não se esgota nas suas tradicionais ações. Na base da sua atuação está a exigência de apoio organizado às famílias carenciadas, tendo como principais objetivos:
- a promoção e o desenvolvimento de competências em indivíduos, económica e socialmente desfavorecidos, visando a superação da dependência reforçando a sua autonomia pessoal;
- a assistência de indivíduos e famílias em situações de emergência;
- o conhecimento dos problemas sociais no território da Diocese e a definição de estratégias de intervenção;
- apoio aos grupos paroquiais de ação social;
- a intervenção na Infância/juventude a nível da ocupação dos tempos livres, da educação, do desenvolvimento pessoal e social;
A Cáritas Diocesana de Viseu é o resultado da sinergia de técnicos, voluntários e pessoas anónimas que através de um trabalho contínuo de generosidade, entrega e profissionalismo tem por objetivo valorizar a Dignidade Humana, a Solidariedade e a Justiça Social.
Tendo em conta as orientações da Pastoral Social da Diocese, a ação social da Cáritas Diocesana de Viseu, divide-se pelas seguintes respostas sociais:
- Atendimento Social
- Centro Comunitário
- Creche
- Equipa Multidisciplinar do Rendimento Social de Inserção (RSI)
- Loja Social